“Com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje nesse info-mar?” A pergunta, ecoada na canção de Gilberto Gil, “Pela Internet”, e ouvida tantas vezes nos cursos de Literatura e Cultura Digital, serve de inspiração para nomear este projeto de invenção com as narrativas digitais.

Criado originalmente em 2020, ainda durante as aulas remotas no período da pandemia da Covid-19, inicialmente o “Jangada” cumpria o objetivo de reunir e pôr em circulação as narrativas digitais produzidas no contexto dos cursos de “Literatura e Cultura Digital – Oficina” e “Produção Audiovisual e Ensino”, até então restritas às salas de aula. As criações desse período encontram-se atualmente reunidas no canal do YouTube e aqui no site podem ser encontradas nas publicações até o ano de 2023. Em 2024, “Jangada Virtual – escritas moventes” é contemplado com o Edital de Iniciação Artística e Cultural / PROEX.

Assim, além da edicão, ampliação do repositório digital das criações das/dos estudantes de Letras, o projeto também passa a oferecer Ciclos de Oficinas de Narrativas Digitais e Audiovisual para a comunidade acadêmica da Unirio, oferecidas semestralmente e uma Mostra com as criações realizadas ao longo do ano. As produções desse período encontram-se no canal Vimeo do Jangada.

As experimentações aqui reunidas e lançadas “ao info-mar” são resultados de atividades de ensino e pesquisa com as literaturas, as artes e a cultura digital, num contínuo modo de pensá-las de modo crítico e inventivo, cavando espaços e modos de “jogar contra” a lógica das big-techs e sua “algocracia”, que colonizam nossa presença nas redes “até o infinito”. O projeto Jangada Virtual – escritas moventes é portanto um modo de resistir ao desencanto de um território digital aparentemente “cartografado” e criar brechas para o digital ser laboratório de leitura crítica e criação. Propomos escritas “pelas bordas”, lançamos algumas linhas desviantes ao projeto de criação, ensino e aprendizagem da literatura digital que navega restrito entre “plataformas”. Escrevemos e criamos com a cultura digital a partir do sul global, portanto numa perspectiva contra-hegemônica, propondo interlocuções de saberes que traduzem nosso modo de pensar/criar narrativas digitais pelas lentes da heterogeneidade e multiplicidade.

Ana Carolina Coelho
Coordenadora Projeto de Cultura Jangada Virtual
Departamento Letras / UNIRIO

Conheça nossa equipe

Ana Carolina Coelho

é doutora em Comunicação Audiovisual (USAL), com pós-doutorado em Literatura (UFSC). Atualmente é professora no Departamento de Letras / UNIRIO e mantém o projeto de pesquisa “Comunidades companheiras, bordas indisciplinadas: entre redes, tecnologias e aprendizagens”. Coordena o projeto de cultura “Jangada Virtual – escritas moventes”.

Gabriela Netto Portes

é graduanda em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora da equipe de linguagens e redação do pré-vestibular social Leonhard Euler. Bolsista do projeto de cultura “Jangada Virtual – escritas moventes”.

Roberto Serra Filho

é professor, escritor, músico, programador e artista audiovisual, nascido em 2000 na Cidade Maravilhosa. Graduando em letras, literatura, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), também atua como coordenador da equipe de linguagens e redação do pré-vestibular social Leonhard Euler.